segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Gestos para o entendimento do cotidiano das crianças especiais


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

EDUCAÇÃO

História da libras, porque estudar, como atender um aluno surdo...
    A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua natural usada pela maioria dos surdos do Brasil. Diferente de todos os idiomas já conhecidos, que são orais e auditivos, a libras é visual-gestual, é uma língua pronunciada pelo corpo.
    A história da libras
    No período de 1500 a 1855, já existiam muitos surdos no país. Nessa época, a educação era precária. Em 1855, ocorreu a vinda ao Brasil de um professor francês surdo, chamado Hurt, e, em 1887, foi fundado o primeiro Instituto Nacional de Surdos Mudos no Rio de Janeiro.
    No período de 1970 a 1992, os surdos se fortalecerem e reivindicaram os seus direitos. Desde aquela época, as escolas tradicionais existentes no método oral mudaram de filosofia e, até hoje, boa parte delas vêm adotando a comunicação total.
    Em 2002, foi promulgada uma lei que reconhecia a Língua Brasileira de Sinais 
    como meio de comunicação objetiva e de utilização das comunidades surdas no Brasil. Em 2005, foi promulgado um decreto que tornou obrigatória a inserção da disciplina nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio (curso Normal) e superior (Pedagogia, Educação Especial, Fonoaudiologia e Letras). Desde então, as instituições de ensino vêem procurando se adequar a essa lei.
    Por que estudar a língua de sinais?
    Muitas tentativas educacionais foram feitas com o objetivo de educar crianças surdas e, por muito tempo, a surdez foi apontada como a causa do fracasso escolar. A surdez dificulta a comunicação colocando o surdo em desvantagem, pois vivemos num mundo dominado pela língua oral composta por vocábulos e gramática que são desconhecidos pelo surdo. Portanto, os surdos são portadores de necessidades especiais.
    Educadores e pesquisadores em todo o mundo têm um objetivo em comum, o de propor aos surdos uma melhor condição de vida social e, por isso, surgiram várias filosofias educacionais.
    Todo indivíduo é capaz de desenvolver o aprendizado, então, quando é exposto a uma língua, começa o processo de aprendizado com uma cadeia de significados que é a base para o desenvolvimento da escrita. O surdo é privado dessa exposição pela falta de audição e, por causa disso, o processo de desenvolvimento fica em desvantagem. Sua capacidade de aprender é interrompida bem na linha de partida.

    Como atender a um aluno surdo na sala de aula?
    O professor deve:
    - Aceitar o aluno surdo como os demais alunos;
    - Ajudar o aluno a raciocinar, não lhe dar soluções prontas;
    - Não superproteger;
    - Não ficar de costas para o aluno, nem de lado, quando estiver falando;
    - Preparar os colegas para recebê-lo;
    - Dirigir-se ao surdo em língua de sinais; se não for possível, utilizar frase curtas, bem pronunciadas num tom normal, sem exageros;
    - Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais;
    - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair;
    - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);
    - Se utilizar vídeos, certificar se são legendados;
    - Fazer resumos do conteúdo das aulas no quadro negro e depois repassá-los em língua de sinais;
    - Incluir a família no processo educativo;
    - Cumprimentá-lo sempre que possível em língua de sinais e ou com sorriso;
    - Todos na escola (professores e funcionários) devem aprender a língua de sinais;
    - As aulas devem ser em língua de sinais; se não for possível, solicitar ajuda de intérpretes até que os professores se preparem para esse atendimento;
    - A escola deve receber assessoria de uma equipe (pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos) enviada pela Secretaria de Educação Especial do Estado;
    - A escola deve incluir no Plano Político Pedagógico estratégias de trabalho com o aluno surdo;
    - Avaliar o aluno pela mensagem e pelo conteúdo, não pela escrita;
    - Acreditar nas potencialidades do aluno.
    Autoria: Andresa Vaniele Barbosa Pereira- Graduada em Letras pela Faculdade de José Bonifácio e Especialista em Educação Inclusiva para pessoas com Deficiência Auditiva pela Faculdade São Luis.
    Publicado por: Andresa Vaniele Barbosa Pereira
    No youtube encontrei um vídeo com duas músicas infantis  e com a linguagem em Libras.

                                                                       Fonte : you tube
    Encontrei artigos muito interessantes sobre a linguagem de sinais - Libras. As escolas, os professores, os alunos, se um pouco que aprendemos sobre a comunicação com os alunos com deficiência, melhor a inclusão, compreensão,  melhora a empatia, o respeito.
    O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
    Fonte Pinterest: Sinais em Libras cumprimentos. Disponível em :https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwjApKOXkZjmAhWeF7kGHTQKATQQjRx6BAgBEAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.pinterest.com%2Fpin%2F728035095986055394%2F&psig=AOvVaw1bwjT7YhRYZBEQRjd_lB1p&ust=1575416160945055 visualizado em 02/12/2019



    A história da Libras. Disponível em :https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/lingua-brasileira-sinais.htm visualizado em 02/12/2019

    Duas músicas em Libras. Disponível em :https://www.youtube.com/watch?v=S5Vk-j1v2Pg  visualizado em 02/12/2019





    Um comentário:

    1. Olá, Marta. Parabéns pela diversidade de informações trazidas sobre crianças com necessidades especiais. Blog super organizado e com layout bem atrativo. Que possas dar prosseguimento ao trabalho.

      At.te,
      Bárbara Santos

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